quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Espantalhos



Espantalhos, também conhecidos como Homens de Palha, são bonecos muito comuns em sítios, fazendas e chácaras, principalmente nos Estados Unidos.



Espantalhos são feitos para assustar aves como os corvos, e roedores de hortas e plantações, sempre colocados em uma cruz, para imitar a presença humana, afastando esses animais indesejados. 



Palha e roupas velhas são usados na confecção do espantalho, imita-se uma forma humana recheada com palha e uma cabeça feita de couro, saco velho ou até mesmo uma vassoura, depois é colocado um chapéu e já pode ser colocado para tomar conta de uma plantação.


No Halloween, os Espantalhos servem como decoração, são lembrados como figuras macabras, pois sua feição de um humano deformado causa medo em algumas pessoas, antigamente, em contos de historias de terror, os espantalhos sempre apareciam sendo os personagens principais, que geralmente eram trazidos a vida, por magia negra, praticada por Bruxas europeias que migraram no século XVII para a America, algumas tinham pacto com demônios e usavam o Espantalho como um golem para fins prejudiciais.


Uma Lenda Urbana conhecida na America do Norte sobre os Espantalhos é a seguinte: Dois irmãos chamados Tommy e Johnny viviam em uma fazenda gostavam de pregar peças nas pessoas, contar piadas, e jogar sujo, especialmente com o seu vizinho Slater, que já tinha 54 anos de idade e não gostava de viver de brincadeiras.


Certa vez, Johnny e Tommy foram pregar uma peça no vizinho que já estava esperando dentro de casa, quando foram planejar no galpão, Slater saiu com uma espingarda e começou a dar tiros que quase acertaram as cabeças dos rapazes.


Eles correram e se esconderam em um barracão, chorando um deles perguntou ao outro se iriam conseguir sobreviver, e ouviram mais tiros do senhor Slater, que estava gritando para eles nunca mais voltar lá.


Slater saiu com a caminhonete para buscar mais munição para a espingarda, enquanto os irmãos resolveram fazer um Espantalho. Então, eles criaram o espantalho com o trigo um par de sacos velhos dentro do galpão. Eles trabalharam de forma rápida apressados por causa da volta do velho vizinho. 


Os irmãos tiveram uma surpresa quando viram que o Espantalho se mexeu, havia criado vida. Todo o mal que os meninos tinham, foi para o espantalho e todo o mal do Sr. Slater entrou com ele também. O espantalho se contraiu, e em seguida, começou a mover os braços.


Tommy e Johnny ficaram olhando o espantalho que se levantou e disse maldosamente que iria os matar, depois disso, pegou uma foice dentro do galpão e começou a dilacerar o estômago de Tommy até que suas vísceras escorressem pelo chão e ele vomitasse sangue por toda parte. 


O Espantalho gritou para Johnny que ele seria o próximo, mas Johnny pegou uma tocha que estava iluminando o galpão e atirou no espantalho. Assim começou a arder em chamas, Johnny olhou para traz e viu um incêndio, depois disso, lamentando pelo irmão, nunca mais atormentou o seu vizinho.


No cinema e na TV, como personagem macabro, o espantalho ainda aparece, exemplos:
Em Sobrenatural no episodio Scarecrow, os irmãos Winchester enfrentam um espantalho em um pomar que na verdade é um deus pagão.


Olhos Famintos


A Vingança do Espantalho


Os Mensageiros 2: O Espantalho

9 comentários: