terça-feira, 5 de outubro de 2010

Golem


Golem é uma criatura do folclore judaico particularmente relacionada à Cabala, formado a partir de matéria inanimada e que pode ser trazido a vida por mágica.



Muitas vezes, o Golem é visto como um gigante de pedra principalmente em lendas medievais, quando magos e bruxas os criam a partir de rochas e os concedem a vida com seus poderes, geralmente, fazendo exércitos e servos.


As lendas do Golem são muito antigas, até mesmo antes do Judaísmo, um exemplo que podemos ter é Adão, criado por Deus a partir de lama.



A historia da Adão está na Bíblia, que garantiu a curiosidade máxima de muitas pessoas, até hoje um mistério, os Alquimistas, na Idade Média, tentaram criar um Golem, (homúnculos) seu terceiro objetivo, criar assim como Deus criou, um ser vivo a partir de lama ou barro, mas consta que não obtiveram um resultado concreto.



O fato que envolve o Golem mais conhecido é o de Praga no final do século XVI, do rabino Judah Levi, que construiu um Golem de argila para a proteção dos Judeus, para dar vida ao Golem, o rabino recitou um encanto especial em hebreu e escreveu na sua testa a palavra emet que significa verdade, o Golem criou vida e obedecia ao rabino, protegendo seu povo. Durante o dia era escondido no sótão, mas a noite ficava de guarda, protegendo os Judeus, mas depois ficou descontrolado,e começou a matar violentamente de pancadas os próprios Judeus, assim o rabino resolveu destruí-lo apagando a letra “e” da palavra Emet, ficando met que significa morto.

A historia do Golem de praga serviu de inspiração para o episódio Oração para o Morto da quarta temporada da série Arquivo X, onde Mulder e Scully investigam mortes de pessoas de um grupo racista acusadas de matar um homem judeu.


E para o filme de 1920 chamado O Golem – Como veio ao mundo – que conta a mesma historia do Golem de Praga.


Nenhum comentário:

Postar um comentário