domingo, 15 de maio de 2011

Mundo Virtual



O mundo virtual, ou realidade virtual, é um termo que se aplica em ambientes simulados por computador que pode simular a presença física em outros locais do mundo real, bem como em mundos imaginários.








A maioria dos atuais ambientes de realidade virtual são principalmente experiências visuais, exibido tanto em uma tela de computador ou através de displays especiais estereoscópico, mas algumas simulações incluem informação sensorial adicional, como o som através de alto-falantes ou fones de ouvido.



Alguns sistemas avançados, agora incluem informações táteis, geralmente conhecidas como "force feedback", em aplicações médicas e jogos. Além disso, a realidade virtual abrange ambientes de comunicação à distância que prevêem a presença virtual de usuários com os conceitos de telepresença e telexistencia ou um artefato virtual (AV), quer através da utilização de dispositivos de entrada padrão, como um teclado e mouse, ou através de dispositivos multimodal, como uma luva com fios,(Polhemus), e escadas rolantes.




O ambiente simulado pode ser semelhante ao mundo real, a fim de criar uma autêntica experiência, por exemplo, em simulações de piloto ou de treinamento de combate, ou pode diferir significativamente da realidade, como nos jogos de RV (Realidade Virtual).



Na prática, é muito difícil atualmente criar uma alta fidelidade a experiência de um mundo virtual, em grande parte devido a limitações técnicas no poder de processamento, resolução de imagem, e largura de banda de comunicação, no entanto, defensores da tecnologia, esperam que essas limitações sejais superadas como o processador, a imagem latente, e tecnologias de comunicação de dados, se tornam mais poderosos e de baixo custo ao longo do tempo.



A realidade virtual é muitas vezes usada para descrever uma ampla variedade de aplicações comumente associada à envolvente, altamente visuais e ambientes 3D. 



O desenvolvimento de gráficos, aceleração de e hardware, exibe, luvas de banco de dados, e miniaturização que ajudou a popularizar o conceito.



No livro A Realidade Virtual da Metafísica por Michael R. Heim, sete diferentes conceitos de realidade virtual são identificados: simulação de interação, a artificialidade, a imersão, a telepresença, a imersão do corpo inteiro, e comunicação de rede.



O Mundo Virtual esta cada vez mais chegando próximo da realidade pelo avanço da tecnologia, sendo questionado por tal avanço ter conexão com uma tecnologia extraterrestre, e que possa trazer o mundo virtual a abrir um elo de ligação com o real e o virtual.



Das teorias de ficção cientificas, surgiram apologias e o uso da idéia do mundo virtual na cultura pop dos filmes e series:



Um dos filmes mais famosos sobre a exploração da idéia de um mundo virtual se chama Tron (1982) quando um jogo eletrônico se torna capaz de suportar humanos como personagens, mas assim, podem ficar presos nesta outra dimensão, e nunca mais voltar para a realidade.



Outros:
THX 1138
Westworld
Jonny Quest

Matrix


O mundo virtual está sempre presente nas obras da cantora Kylie Minogue, ela usa cenários da ficção cientifica desde os primórdios de sua carreira, seres e cenários virtuais estão presentes em muitos de seus clipes e shows, e precisamente são mais predominantes nos clipes de seu álbum Fever de 2001.



Em ‘In Your Eyes’, Kylie se inspira no filme de ficção cientifica Tron de 1982, apresentando um cenário futurístico virtual, de seres criados para jogos eletrônicos assim como no filme.



Clique AQUI para ver o vídeo no Youtube

No Clipe Love At First Sight, Kylie envolve um mundo de jogos eletrônicos com o tema dos Brick Games, que inicia o clipe mostrando o jogo eletrônico muito popular nos anos 80 Arkanoid e o mundo eletrônico de Tron.

                             






Clique AQUI para ver o vídeo no Youtube


Your Disco Needs You é outro clipe que o mundo virtual predomina, tem como modelo, os cassinos e fliperamas, máquinas antigas de vídeo game, e mais uma vez, inspirações no filme Tron.






Clique AQUI para ver o vídeo no Youtube


Minogue usou a experiência do mundo virtual tanto em seus clipes como em apresentações de suas turnês, tais como FEVER2002, X2008, e Showgirl.


Em Arquivo X, no episodio ‘O Mundo Virtual’ traz a mesma idéia de Tron, um jogo revolucionário foi criado, para que as pessoas entrem em um mundo de jogos, podendo viver lutas, guerras, e varias outras coisas, podendo sentir tudo o que acontece mesmo estando em uma sala onde tudo se transforma eletronicamente. Mas o jogo se torna alvo das investigações dos Arquivos X quando uma morte inexplicável acontece.


2 comentários:

  1. esse episodio de arquivo x eh show de bola,muito engraçado!os x men tb utilizam,lembra da sala de perogo?????o wolverine adora!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. kylie sempre ahaza. da pra ver em 'made in heaven' aqueles neons e tudo aquilo de misturar cenas de clipes com luzes. e na ShowGirl: Light Years. sem palavras.

    ResponderExcluir