terça-feira, 3 de maio de 2011

Poltergeist


Poltergeist é um tipo de fenômeno paranormal que ocorre quando uma entidade imperceptível se manifesta.
Tal manifestação geralmente inclui objetos inanimados se movendo ou sendo derrubados, ruídos sensíveis como deficientes batendo palmas, ou batendo em algum lugar, os ruídos podem ser bruscos como algum armário sendo arrastado e derrubado, mesmo o armário não ter saído do lugar, em algumas ocasiões agressões físicas feitas contra as pessoas que assistem os fenômenos.
A ciência não tem nenhuma explicação conclusiva para tais eventos que existem até hoje, os poltergeist tem sido tradicionalmente descritos como espíritos e fantasmas que assombram uma casa ou uma pessoa, daí vem o nome “Poltergeist” do alemão, polter – significa ruído, e geist – significa espírito.





Os primeiros casos de Poltergeist, foram relatados desde o primeiro século em toda a Europa, depois se espalharam pelo mundo incluindo Estados Unidos, Japão e Brasil. Os casos de poltergeist podem durar de horas, ou até meses, envolvendo os ruídos de destruição, batidas, vozes humanas, agressões físicas contra animais e humanos como beliscões, mordidas, puxadas de cabelos e socos.





Interpretações:


Espíritos – Allan Kardec, o fundador do espiritismo, acreditava que o fenômeno do Poltergeist eram fantasmas mal intencionados, espíritos desencarnados de baixo nível, pertencentes a sexta classe de terceira ordem e que estão intimamente relacionados aos elementos.





Psicocineses – Na parapsicologia, Nando Fodor afirma que os distúrbios Poltergeist são causados por pessoas que possuem poderes mentais, tais como a Telecinese, e que sofrem algum tipo de estresse emocional ou tensão.


Outros – Os céticos acreditam que os fenômenos são causados apenas por eletricidade estática, campos eletromagnéticos, ultra-som ou ar ionizado.





O nome e o conceito de Poltergeist ficaram famosos nos anos 80 por causa dos filmes de mesmo nome Poltergeist – O Fenômeno, onde uma família era aterrorizada por tais fenômenos causados por fantasmas que foram atraídos pela filha caçula.





Em Arquivo X, no sexto episodio da primeira temporada, os agentes Mulder e Scully investigam mortes que acontecem próximas a uma secretária, depois descobrem que os estranhos homicídios são cometidos por um fantasma que causa os fenômenos poltergeist.


2 comentários: