sexta-feira, 11 de maio de 2012




era o Deus do sol. Ele navegou por todo o céu em um barco chamado 'Barca dos milhões de anos'. No final de cada dia,  Rá pensava que iria morrer e partia em sua viagem de noite através do submundo, deixando a lua iluminar o mundo de cima. O barco seria velejado através de doze portas, representando as doze horas da noite. O amanhecer seguinte, ele nascia de novo.


Não foi sempre bom velejar. Durante o dia Rá teve que lutar contra seu inimigo principal, uma cobra chamada Apep. Ele foi ajudado por outros deuses, como Seth e Bastet.
O disco do sol na cabeça de Rá tem muitas vezes uma cobra o cercando. Cobras aparecem na testa dos faraós, como por exemplo, em Tutancâmon.

Rá era o maior dos deuses, manteve seu poder em seu nome secreto, que só ele sabia. Ele tinha começado a envelhecer, e às vezes ele driblou a lei do envelhecimento. Ísis recolheu sua saliva e o tornou-se uma cobra. Ela escondeu a cobra onde Rá caminharia. Quando Rá passasse por aquele lugar, a cobra iria picá-lo e ele iria gritar de dor.

Um falcão coroado com um disco de raios do sol ou um homem com a cabeça do Falcão, assim era descrito Rá.

Todos os deuses se reuniram diante a dor de Rá, mas nenhum poderia curá-lo. Ísis disse "Se você me disser seu nome secreto, conseguirei bastante poder mágico para curá-lo." Rá não queria dizer, mas eventualmente a dor era tão ruim que ele não aguentou então revelou seu segredo, Ísis curou-lhe e desde então ela tem os poderes mágicos que o rei dos deuses do Egito possuía.



Nenhum comentário:

Postar um comentário