quinta-feira, 13 de março de 2014

Cavernas


Cavernas são buracos ‘’naturais’’ encontrados comumente em planícies rochosas, algumas podem se formar naturalmente, já outras podem ser feitas por algo ou alguém, que mais abaixo iremos explicar, o tamanho delas é tão variável, assim como sua formação, e elas também podem ser chamadas de grutas.



As Cavernas mais comuns são modeladas naturalmente por variação do clima, terremotos, lava, água, erosão, forças tectônicas... entre outros, as quais irão servir de moradia para animais como os morcegos e outros seres como nossos antecedentes, os Neandertais, popularmente conhecidos como Homens das Cavernas, que as usavam como proteção.


Morcegos, ‘clientes número 1 na hospedagem gratuita das cavernas’.


Algumas cavernas de aspecto rochoso e mesmo subterrâneas terrestres podem ser lembradas por serem obras de Beholders, os Observadores, grandes criaturas experientes em cavar seus próprios túneis com o poder mágico de sua visão.


Dentro de algumas cavernas podem até crescer plantas, quando toda água formou alguma caverna, e depois abandonou, sua umidade continua sendo densa, e muitas vezes isso ajuda na locomoção dos seres mutantes que por ali passeiam. Algumas cavernas ainda assim podem ter cursos de água e até cachoeiras, mas as antigas podem estar totalmente secas.


Confira alguns tipos de cavernas mais comuns:

Caverna solúvel é aquela que com o tempo irá se desgastar com chuva ou água, basicamente formada por calcário ou sal, tais cavernas são usadas por alguns seres como abrigo temporário, como por exemplo, a desova de aliens e outras criaturas e suas ninhadas. Cavernas solúveis são mostradas em muitos filmes, desenhos e séries como aquele tipo de lugar que sempre desaba no final.


 Cavernas primárias ou vulcânicas são aquelas formadas na rocha pela lava de vulcões, modeladas quando a lava esfria e se solidifica, tornando puramente resistente a grandes mudanças de clima, tais cavernas podem servir como moradia permanente de algumas criaturas, e são comuns encontrar fantasmas e outras almas perdidas, que ficaram presas por terem ficado presas e morrido de fome, ou terem sido atacadas por algo mais.



Cavernas do mar são encontradas ao longo das costas em todo o mundo. São formadas pela ação das ondas em zonas de fraqueza, o que irá causando a bifurcação. Podemos encontrar vários tipos de seres nessas cavernas, principalmente os aquáticos, Sereias refugiadas, monstros marinhos e pantanosos, dragões e outras bestas do mar.


Cavernas de gelo ou glaciais são formadas a partir do fluxo lento de água dentro de geleiras. Lendas dizem que animais pré-históricos como o mamute  e o tigre-dentes-de-sabre ainda habitam as profundezas dessas cavernas nos pólos, assim como em outras adormecem os grandes Jotuns, que ali ficariam para não derreter.



Dizem também que o Yeti vive em cavernas de gelo, e nela mesmo se alimenta de peixes que estariam perambulando nos lagos subterrâneos.


Abismo do Medo - (The Descent) É um filme de terror para quem gosta de cavernas, uma boa indicação para quem quer sentir o pânico de um grupo mulheres que se perde em uma enorme caverna montanhosa, e encontram grandes surpresas nos túneis sombrios.


Um comentário:

  1. Utilizei uma parte da sua matéria sobre os contos originais dos irmãos Grimm, coloquei fonte: http://paradaliteraria.com.br/os-contos-originais-dos-irmaos-grimm/

    ResponderExcluir