sexta-feira, 11 de abril de 2014

Aswang



Aswang é um ghoul vampiresco do Folclore Filipino. Predominante na maioria das historias e mitos da região desde a colonização espanhola.

O nome Aswang significa praticamente ‘cachorro macabro’ devido a sua aparência que em algumas regiões é tida como a combinação de um lobisomem com um vampiro. Algumas vezes essa criatura é confundida com os Carniçais (Ghouls), principalmente quando se alimenta de cadáveres o substituindo depois por troncos de bananeira, veja mais clicando aqui.



A aparência de um Aswang tem uma grande variedade de acordo com muitas historias, o que se teve uma conclusão que ele pode ser uma criatura mutante, capaz de assumir outras formas como alguns animais, entre eles um pato, um gato ou um morcego gigante, um javali, e na maioria das vezes, um cachorro.



Alguns contos revelam que os Aswangs podem assumir a forma humana, vivendo em uma cidade, disfarçado entre os humanos locais, sendo mais silencioso e misterioso que o comum, e espera anoitecer para tomar sua forma original, um monstro horrível de língua comprida que é usada para perfurar carne como um tubo, tem focinho de morcego e uma cabeça parecida com a de um cachorro feroz, sua pele é cinzenta e escura, olhos brilhantes prateados , possuem garras perfurantes como agulhas e suas vértebras traseiras parecem aumentar como uma crista quando está em sua forma original.



Aswangs gostam de comer fetos e crianças pequenas, se alimentam principalmente do liquido amniótico presente na placenta da mãe, devido a lenda contar que o liquido é sagrado, capaz de garantir juventude e formosura para o Aswang. Para isso, usam sua língua para perfurar a barriga de mulheres grávidas, extraindo às vezes alem do liquido, o feto.

Alguns Aswangs são tão finos que conseguem se esconder atrás de pequenas árvores e até mesmo postes. São rápidos, silenciosos e grandes escaladores de árvores. Eles também podem substituir suas vitimas por cadáveres ou pedaços de arvores ou outros materiais vegetais.


Um fato assustador que pode explicar a reprodução dos Aswangs é que certa vez, um deles se casou com uma humana, e depois da relação sexual, sua companheira também se tornou um Aswang, mas raramente se reproduzem, pois a lenda diz que após engravidar a esposa, o pai Aswang pode chegar a morte. O casal de Aswang caça a noite, mas em direções diferentes, para não compartilhar a refeição.


Podemos conhecer melhor o Aswang no filme homônimo de 1994 ou na série de TV Grimm.


Nenhum comentário:

Postar um comentário