sábado, 9 de agosto de 2014

Odin


Odin é o Deus dos deuses da Mitologia Nórdica, chefe do clã de Æsir,mora em Asgard, o reino das divindades nórdicas onde possui sua torre de prata e ouro, de lá, conseguia ver o mundo inteiro.

Ele é descrito e representado como um senhor muito forte e alto, com uma longa barba branca, com um olho só (o outro arrancado por ele, em troca de sabedoria e poderes secretos). Usa um chapéu de abas largas ou um elmo com um par de asas. Sempre estaria vestido com sua armadura de ouro, um escudo e uma lança, quando representado em seu trono, estava com seus animais simbólicos, o corvo e o lobo, que os alimentava com suas próprias mãos.


Para suas viagens, Odin usava o seu cavalo mágico de 8 patas, chamado Sleipnir.

Embora morasse em Asgard, Odin passava a maioria do seu tempo em missões solitárias peregrinando pelo cosmos, e em assuntos do seu interesse pessoal.

Como um caçador implacável, Odin distribuía sabedoria aos seus seguidores que buscavam honra, prestígio e nobreza. Era o Deus da Guerra e também da poesia.  Mesmo sendo por muitas vezes considerado um boêmio inconsciente em alguns de seus atos, Odin foi cultuado por vários séculos.

Dotado de conhecimento mágico e protetor de todos os heróis que morriam em batalha, Odin ordenava que suas filhas Valquírias buscassem os corpos dos guerreiros para levá-los a Valhalla, em seu palácio celestial, onde serviria com vigor aos seus convidados, os melhores banquetes.


Para saber se as pessoas eram dignas fora de Asgard, Odin se transformava no que queria, e a maioria das vezes tomava a forma de um velho senhor mendigo, porém muito sábio, que testava cada um e também explorava e espalhava seu saber.


Para conseguir tanta sabedoria, Odin ofereceu sua honra, e como sacrifício, pôs se a si mesmo pendurado numa gigantesca árvore chamada Yggdrasill por nove dias, até que não agüentou e depois de um berro se soltou, adquirindo conhecimentos secretos de um alfabeto Germânico antigo e outras habilidades mágicas.


Odin teve muitos filhos deuses, o mais famoso entre eles é Thor. Sua esposa se chamava Frigg e sua mãe era uma Jotum, Bestla, e seu pai se chamava Borr, o qual não se tem muita informação.No Ragnarok, a profecia contava que Odin iria morrer, engolido pelo monstruoso lobo Fenrir, e depois teria sua morte vingada por Vidar, um de seus filhos.



Com a lentidão do Cristianismo na Escandinávia, o culto a Odin demorou, e as lendas ao seu respeito perduraram até os tempos modernos. Plebeus sempre contavam suas historias aos seus filhos, tanto sobre guerras que Odin teria liderado, como lições de moral ensinadas pelo velho senhor que andaria disfarçado entre os homens.


Nenhum comentário:

Postar um comentário