terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Cadáver Saltitante | Jiangshi



Também conhecido como Vampiro Chinês, Hopping Ghost - Jiangshi ou Cadáver Saltitante é um ser fantástico do folclore chinês, relacionado como um vampiro ou considerado um fantasma, pois segundo a lenda, é uma alma degradada que foi amaldiçoada a viver para sempre assombrando o mundo dos vivos, sem poder ter o descanso eterno.


Vivem nos cemitérios e podem sair para passear em outros lugares, saltando para cima de qualquer corpo que se move, onde pode o habitar.





Os cadáveres saltitantes levam esse nome pelo seguinte motivo: quando possuem um corpo humano, não conseguem dobrar os joelhos devido a sua falta de energia, assim, tendem a se locomover saltitando por aí.

Fora de um corpo normal conseguem flutuar. Alguns tem uma forma fantasmagórica, se apresentam com um rosto pálido, e o rosto pálido meio esverdeado, que por vezes pode nos lembrar um palhaço. Muitos conseguem ser mais feios que os outros, tem línguas pra fora ou globos oculares pendurados.



Tem um cheiro horrível que não pode ser descrito, mas por vezes pode ser fatal.
Vivem armados com unhas compridas que podem rasgar, são sua arma mais letal.
Dormem em caixões ou sepulturas, pois temem a luz solar.

Quando uma pessoa encontra um Cadáver Saltitante, ela deve prender a respiração, pois este é o som que atrai o fantasma.



O momento mais desagradável se dá quando a criatura encosta sua mão no pescoço de um humano, poucas pessoas que conseguiram escapar relatam que é o pior sentimento existente. A lenda diz que os sobreviventes estariam portando algum amuleto que os repeliam, como por exemplo o símbolo do yin yang.

Eles também temem vassouras, grãos de arroz grandes, espelhos com 8 lados, sangue de galinha, o som de sinos e como a maioria dos fantasmas asiáticos, não conseguem cruzar água corrente. Para deter tal criatura fantasmagórica, é preciso colar em suas vestes um símbolo de Yin yang ou queimar o seu caixão.



A origem da história dos Cadáveres Saltitantes é muito antiga, veio da prática popular de transportar cadáveres de pessoas que morreram longe de sua aldeia. Assim, era realizado um ritual de necromancia, por um monge ou sacerdote Taoista, para que reanimasse o cadáver para que ele mesmo aprendesse o caminho para sua vila. Os sacerdotes transportavam esse cadáver apenas a noite em um cortejo, ele iria saltitando para casa, e sinos eram tocados para alertar a todos sua presença, que era considerada de má sorte. Alguma dessas experiências estão incluídas no livro do autor Liao Yiwu, chamado The Corpse Walker.


Erotica (1992)


Esse tipo de fantasma é representado até hoje em bonecos, que servem como amuleto de proteção, para espantar seus iguais, pois cada um possui o símbolo que os afasta. Eles também serviram de inspiração para a criação da personagem Lei-lei, do game Darkstalkers.



Nenhum comentário:

Postar um comentário