quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Boitatá


O Boitatá é uma criatura fantástica do folclore brasileiro, uma das mais antigas e conhecidas pela população. Dizem que esse monstro tem a aparência de uma cobra de fogo gigantesca, com olhos sintilantes que se assemelham a dois faróis acesos. Em certas regiões esse ser tem a forma de um touro gigantesco com apenas um olho na testa.


Os povos antigos do Brasil acreditavam que o Boitatá era um gênio protetor das matas, assim como o Curupira. Eles protegem florestas das queimadas, e punem aos que destroem ou incendeiam as árvore.

A lenda do Boitatá é tão antiga, que foi uma das primeiras a serem documentadas em cartas do Padre José de Anchieta em 1560.



Uma lenda antiga conta que o Boitatá antes era chamado de Boiguaçu, uma serpente gigante que vivia dormindo em uma caverna, como o lugar não recebia nenhum tipo de luz, ela era obrigada a forçar sua vista para conseguir enxergar na escuridão. Certa vez começou a chover muito forte, chegando a ser comparada a um dilúvio, toda parte da floresta foi alagada, até que todos os animais foram obrigados a subir em uma montanha muito alta. A gigantesca cobra também foi obrigada a sair de sua cova, e subiu também para a montanha.

Chegando lá, faminta, começou a matar todos os animais, mas só engolia seus olhos. Dentro de sua barriga os olhos dos animais devorados continuaram a brilhar, e o corpo da serpente se tornou brilhoso e fosforescente, seus olhos que ja eram grandes, se tornaram maiores e cintilantes, como duas fornalhas acesas, assim o Boiguaçu se transformou no conhecido Boitatá.

Por essa maldade, a cobra foi condenada a vagar eternamente pelas matas, protegendo a natureza contra incêndio e punindo os malfeitores.



Quem encontra o Boitatá pode morrer cego ou louco, até morrer de medo ou queimado. Uma forma de se proteger é ficar parado sem encarar o monstro, se uma pessoa ao encontro da misteriosa criatura começa a correr, ele irá o perseguir até a morte.

A lenda do Boitatá pode ter surgido do fenômeno conhecido como Fogo-fátuo, para ler mais sobre ele, clique aqui.

3 comentários:

  1. De uma olhada neste canal, tem diversos mistérios que podem ajudar a encorpar as notícias do seu blog:
    https://www.youtube.com/channel/UC_s378wGvJAQdIinp2DhIsw

    ResponderExcluir
  2. Este texto é muito bom usei para a escola toda mundo ficou chocado

    ResponderExcluir