quarta-feira, 14 de março de 2018

Cancer



Cancer, a constelação do caranguejo gigante, um signo do zodíaco regido pelo elemento Água.

Cancer assim como algumas constelações teve um mito incerto e variável, o mais conhecido deles está associado com o caranguejo Karkinos, que foi pisoteado por Hércules durante um dos Doze Trabalhos.


A história conta que enquanto Karkinos beliscava o pé do semi-deus enquanto lutava com a Hidra, foi esmagado com facilidade. Com pena do ocorrido, a deusa Hera o colocou no céu como a constelação de Cancer.

Uma versão variante da lenda de Cancer é a seguinte: Poseidon trouxe um caranguejo gigantesco das profundezas do mar para que guardasse suas ninfas, ele era chamado de Crios, e foi abençoado com imortalidade pelo próprio deus grego dos mares.



Quando o deus dos monstros Tifão ameaçou os deuses do olimpo, Poseidon, como a maioria dos deuses, se escondeu e deixou Crios de guarda, para que protegesse seu reino e as ninfas marinhas, que eram consideradas suas filhas.

Crios aceitou sua tarefa seriamente, mas com o passar do tempo, a inquietude das ninfas fez com que elas fugissem dele para nadar até superfície, estavam convencidas que o perigo já havia passado. O enorme caranguejo não poderia ir atrás dela pois estava protegendo outras partes do mar, assim como outras ninfas e sereias, então pediu ajuda de uma lula gigante, chamada Vamaris, mas mal sabia que esse monstro teria más intenções e devoraria todas as ninfas em fuga.


Vamaris retornou, Crios percebeu que ela estava mentindo sobre não ter encontrado as ninfas, dizendo que não conseguiu as encontrar. Crios a atacou ferozmente, e os dois monstros travaram uma luta por horas até que o caranguejo finalmente a vencesse, mas perdeu vários membros ficando assim aleijado. Como era imortal, não poderia morrer e teria que viver com dor.



Quando Poseidon voltou, viu a bravura do caranguejo, e aliviando sua dor, o colocou no céu criando assim a constelação de Cancer.





Nenhum comentário:

Postar um comentário